Thom Gamboa

Editor de vídeo sênior, supervisor de pós e educador audiovisual com mais de 10 anos de experiência no mercado. Saiba mais aqui.

COLETIVO CIDADANIA POR IMAGEM

Cidadania por Imagem é um coletivo de cinema e educação criado em 2019, a partir do curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da UFF. Nosso objetivo é produzir, incentivar e preservar a realização de projetos audiovisuais criados por jovens estudantes e educadores de todas as regiões do Brasil, valorizando assim a existência da licenciatura em cinema. Além de fundar e coordenar o coletivo, meu trabalho envolve a produção audiovisual, edição de vídeos e artes gráficas, gestão de conteúdo multimídia para as redes sociais e a organização de eventos produzidos em parceria com o coletivo.

Podcasts papo coletivo

Durante o isolamento pela pandemia de Covid-19, criamos o Projeto Papo Coletivo, formado por uma série de videoconferências divididas em temporadas, com múltiplos temas sobre cinema e educação. Os encontros tiveram amplitude nacional e depois se tornaram podcasts, permitindo a inclusão de estudantes sem boas condições de acesso a internet.

Entre os debates, tratamos de preservação audiovisual, mercado de trabalho, cinema negro, cinema indígena e projetos audiovisuais ligados à socioeducação. Entre os nossos convidados, tivemos a presença do cineasta Alberto Alvares e dos grupos CINEAD, Kbça D’ Nêga Produções, Spcine e Rede Kino.

A iniciativa foi reconhecida e aprovada pela Universidade Federal Fluminense, além de outras instituições brasileiras de educação. Esses encontros garantiram também a emissão de um certificado oficial para participantes e organizadores. Atualmente, o Papo Coletivo já conta com duas temporadas completas transformadas em podcasts, que você pode ouvir abaixo:

Revista Acadêmica Trajeto errático

Além do site criado a partir da plataforma oficial da UFF, o Coletivo Cidadania por Imagem lançou sua própria revista acadêmica, a Trajeto Errático. Nossa proposta é acolher textos da área de audiovisual e educação que não encontram espaço para publicação em outras revistas existentes. São aceitos relatos, artigos e produções textuais de todos os tipos, por licenciados e licenciandos, sem a necessidade de exclusividade nas nossas publicações. Os temas tratados podem ser diversos, desde que associados ao universo da licenciatura em cinema. Todos os textos são analisados por uma banca de aprovação e formatados para publicação na revista. Você pode baixar as edições gratuitamente no link abaixo. Boa leitura!

Contatos e redes sociais: